ProUni: Estudantes tem até dia 14 de junho para concorrer a bolsa de estudos

Têm direito a se inscrever pessoas sem diploma de curso superior que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 / Foto: Brooke Cagle

As inscrições para bolsas oferecidas pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni) foram abertas nesta terça-feira, 11 de junho. São 169.226 bolsas em 33.830 cursos em instituições de ensino superior particulares. A inscrição é feita exclusivamente pelo site do ProUni até sexta-feira, 14.

Do total de bolsas ofertadas, 68.087 são integrais (financiadas 100%) e 101.139 são parciais (50%). Esta edição conta com a participação de 1.100 instituições.

Têm direito a se inscrever pessoas sem diploma de curso superior que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas do exame e não ter zerado a redação.

Se liga nessa: Supermercado Pague Menos sorteia moto 0 km

Administração é o curso com o maior número de bolsas: 17.004 bolsas (8.180 integrais e 8.824 parciais), seguido por Pedagogia, com 13.387 (9.269 integrais e 4.118 parciais) e Ciências Contábeis, com 10.817 (4.524 integrais e 6.293 parciais).

Quem tem direito – Para concorrer à bolsa integral, é necessário comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Foto: Eliott Reyna

O candidato deve preencher, ainda, uma dessas condições:        

Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada;

Ser pessoa com deficiência;

Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, não há requisito de renda.

Soube dessa? Está aberta a Semana do Meio Ambiente em Paranaguá

Foto: Yingchou Han

Cronograma

O resultado da 1ª chamada será disponibilizado na terça-feira, 18 de junho, quando também se inicia o prazo de confirmação de informações para a 1ª chamada. Elas devem ser apresentadas até 25 de junho.

O resultado da 2ª chamada será realizado em 2 de julho. Neste caso, os requisitantes devem apresentar a comprovação das informações até 8 de julho.

Quem não conseguir uma bolsa nas duas chamadas pode ainda tentar uma vaga remanescente na lista de espera, que será divulgada entre 15 e 16 de julho. Os resultados serão divulgados em 18 de julho.

Produção de áudio: Marcio Guimarães – Rádio Difusora Mais FM

Informações: MEC (Ministério da Educação)

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *