Recorde: Exportação de milho no Porto de Paranaguá, supera todo o ano de 2018

Movimentação Porto de Paranaguá – Paranaguá, 10/06/2019 – Foto: Cláudio Neves/APPA

As exportações de milho no Porto de Paranaguá vem crescendo cada vez mais, entre janeiro e maio deste ano de 2019, foi alcançado o volume de 1,4 milhões de toneladas exportadas. Só para termos uma ideia, de como este valor á alto para corresponder aos 5 primeiros meses do ano, o valor total do ano passado em exportação de milho, foi equivalente a 1,09 milhão toneladas.

Já na comparação dos cinco meses, a movimentação do cereal dobrou em relação ao mesmo período do ano passado, neste caso, o Porto de Paranaguá, registrou 677,5 mil toneladas, uma receita de 128% maior de acordo com o Ministério da Economia.

Fique atento: Febraban alerta quanto aos golpes de dia dos namorados

Movimentação Porto de Paranaguá – Paranaguá, 10/06/2019 – Foto: Cláudio Neves/APPA

Em entrevista para a Agência Estadual de Notícias (AEN), o Diretor-presidente do Porto de Paranaguá, Luiz Fernando Garcia disse: “O resultado reflete a boa comercialização, estimulada pelo dólar forte e pelo preço competitivo. A eficiência do Porto de Paranaguá também é essencial, tanto na armazenagem do produto, quanto no embarque dos navios”.

Transporte de milho pelas ferrovias também aumentou

Com a alta, a movimentação de milho também fez crescer a procura pela utilização da linha férrea para seu transporte. O uso de trens aumentou em 214% em comparação também ao ano passado (2018). Foram carregados exatamente 227.275 toneladas transportadas, o equivalente a 3.854 vagões já nos primeiros cinco meses de 2019 (de janeiro a maio).

FESTA JUNINA: Arraiá do Santuário do Rocio será no dia 22 de junho, venha participar desta festança!

Movimentação Porto de Paranaguá – Paranaguá, 10/06/2019 – Foto: Cláudio Neves/APPA

O Estado do Paraná lidera então, o escoamento por trilhos de milho em todo o país, somando aproximadamente 199 mil toneladas do produto, movimentando 3,3 mil vagões. Em seguida, vem acompanhado dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e São Paulo.

Produção de texto: Maria Heifer – Rádio Difusora Mais FM

Produção de áudio: AEN

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *