Febraban alerta quanto aos golpes de dia dos namorados

FEBRABAN ALERTA QUANTO AOS GOLPES DE DIA DOS NAMORADOS RÁDIO DIFUSORA MAIS FM
Foto: reprodução

Dia dos namorados está chegando e como de costume, com a chegada de datas comemorativas como esta, muitos golpes rolam pela internet, esperando que alguma pessoa acabe “caindo na isca”.

Sendo assim, golpes realizados em compras online é mais comum do que pensamos e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), faz um alerta a esses ataques.

Diversas quadrilhas se especializaram no ramo de compras online na tentativa de aplicar golpes e roubar dados pessoais. A Febraban por sua vez, alerta principalmente sobre aquelas ideias tentadoras, que muitas vezes podem esconder links maliciosos.

FESTA JUNINA: Arraiá do Santuário do Rocio será no dia 22 de junho, venha participar desta festança!

Como são realizados os golpes:

Uma pessoa recebe um e-mail, com uma oferta tentadora, ao clicar, o usuário é direcionado a um site falso. Acreditando que aquele site é confiável, a pessoa fornece aos criminosos informações importantes, como números de cartão de crédito e senhas, por fim, com essas informações, os cibercriminosos conseguem realizar transações, burlam bloqueios de segurança, desbloqueiam novos cartões, além de realizar as informações pessoais da vítima.

Segundo a Agência Brasileira de Comunicação, outra forma muito utilizada pelas quadrilhas, envolve aplicativos maliciosos. O golpe também começa com o envio de um e-mail suspeito com um link. Ao clicar, um vírus se instala no dispositivo dando acesso total aos bandidos. Com essa técnica, comumente chamada de phishing, eles conseguem acessar dados como nomes de usuário e senhas e realizar transações.

Atenção! Consulta ao primeiro lote do IR já está disponível no site da Receita Federal

Dicas para evitar a cair nesses golpes:

Se você receber um e-mail que não foi solicitado, relatando promoções, não clique no link até ter certeza de que a oferta ali mostrada e o site são verdadeiros.

Dê preferência a sites conhecidos e aqueles que você não tem muita intimidade, veja os comentários de usuários que já utilizaram os serviços do mesmo.

Nunca coloque suas informações pessoais em um computador público ou de estranhos para realizar compras online ou para escrever dados bancários.

Não repasse nenhum código fornecido via SMS e nem qualquer outra informação.

Produção de áudio: Marcio Guimarães / Produção textual: Maria Heifer –Rádio Difusora Mais FM.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *