IPVA 2019: Segunda cota de pagamento começa hoje

IPVA

Para os veículos finais de placa 1 e 2 o pagamento é nesta quinta-feira (21), para as placas 3 e 4 nesta sexta-feira (22), para 5 e 6 na próxima segunda-feira (25), para os finais 7 e 8 terça-feira (26) e por fim, para 9 e 0 na próxima quarta-feira (27).

IPVA 2019: Segunda cota de pagamento começa hoje / Foto de Alexander Popov em Unsplash

Os proprietários de veículos emplacados no Paraná devem ficar atentos, pois segunda cota do IPVA 2019 vence hoje para aqueles veículos com finais de placa 1 e 2 e se estende até o dia 27 de fevereiro. Para saber os dias para pagamento da terceira cota clique aqui.

Para realizar a impressão das guias de pagamento, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda – http://www.fazenda.pr.gov.br  – e fazer o recolhimento dos respectivos meses (fevereiro e março).

O pagamento com a Guia de Recolhimento ou com o número do Renavam poderá ser feito somente nos bancos credenciados – Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Rendimento, Santander e Sicredi.

Segundo o site da Agência Estadual de Notícias (AEN), os contribuintes tem a possibilidade de emissão de Ficha de Compensação disponibilizada no site da Secretaria da Fazenda, que permite o pagamento do importo de renda.

Outra novidade, é que aqueles que possuem dividas pendentes quanto ao pagamento do IPVA serão inscritos no Cadastro Informativo Estadual (Cadin), o que levará a ter restrições no relacionamento com o governo, como o bloqueio de créditos e prêmios do Programa Nota Paraná.

Segundo a AEN, o atraso gera multa de até 10% e juros. Os veículos com débitos do IPVA não recebem o licenciamento anual emitido pelo Detran/PR e ficam impedidos de transitar nas vias públicas, sob risco de retenção e aplicação de multas pelas autoridades de trânsito. Além disso, é possível a inscrição em Dívida Ativa dos débitos não quitados no exercício.

A inadimplência também impede a transferência de propriedade do veículo e insere o contribuinte na condição de devedor de tributos, restringindo a obtenção de Certidão Negativa de Débitos Tributários.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *