Semana de expectativa para o Santuário do Rocio

SANTUÁRIO

O reitor Padre Dirson Gonçalves está em Toledo e apresenta, no encontro regional dos Bispos do Paraná, o plano de ações para 2019, tendo como base o lema escolhido: “Rocio, lugar sagrado dos paranaenses”.

Padre Dirson com a imagem peregrina de NSra do Rocio / Foto: reprodução

“Convocamos todos os devotos para uma corrente de orações para que esse momento seja marcante para o Santuário, para o crescimento da devoção e das peregrinações à Padroeira do Paraná, Nossa Senhora do Rocio”, pede o Missionário Redentorista.

Numa breve entrevista para a Pascom do Santuário, Padre Dirson explica sobre a reunião:

Pascom – Padre Dirson, quem são os participantes desta reunião em Toledo e qual o ponto. Que para nós do Santuário, será o mais importante?

Padre Dirson: Os bispos de todas as dioceses do Paraná (são 17) estão reunidos aqui em Toledo. Como o santuário é estadual, estou presente para apresentar-lhes os planos de nosso santuário para 2019.

 Se liga nessa! Saúde: Brasil aprova a chegada da vacina contra a Meningite B

Pascom –  Como será sua participação nessa reunião?

Bispos do Paraná / Foto: reprodução

Padre Dirson: É uma reunião fundamental para o desenvolvimento do projeto da nossa Congregação Redentorista para o Santuário de Nossa Senhora do Rocio. Com a presença de todos os bispos, estarei falando com representantes de todas as regiões do estado. Vou lhes mostrar esta forma possível de alcançar todos os católicos do Paraná, através da devoção à padroeira. Como é bom e importante o povo conhecer o lugar sagrado onde Nossa Senhora de manifestou há quase quatro séculos.

Pascom – Qual será a mensagem que o senhor vai levar aos Bispos?

Padre Dirson: A mensagem central, é o nosso lema: “Rocio, lugar sagrado dos paranaenses”. Vou lhes pedir ajuda para divulgarmos essa lema, esta verdade. Explicar porque devemos convidar os católicos a estar neste lugar sagrado, participar de celebrações, procissões, bênçãos e passeios. Dizer-lhes que é importante neste momento, descobrir (ou relembrar) as belezas e riquezas espirituais contidas nesse lugar. Falar do Rocio, onde foi encontrada a imagem de Maria, há quase 400 anos. Que desde então aconteceram e acontecem milagres e graças especiais. É um lugar muito bonito e muito simbólico do ponto de vista da fé. Só precisamos redescobrir isso e dinamizar as peregrinações do povo de Deus.

Pascom – Porque é importante visitarmos santuários? Em nosso caso, porque visitar o lugar sagrado dos paranaenses?

Padre Dirson: Porque para o ser humano, carente da presença divina em sua vida, os lugares santos são lugares especiais para o fortalecimento da fé, da esperança e do amor.  É nesses lugares que a gente encontra-se com o Deus da Vida. É nesses lugares que a gente encontra sentido para a vida. Encontramos forças para continuar caminhando como povo de Deus. O Santuário Estadual do Rocio, tem todos os elementos para propiciar aos peregrinos e visitantes este encontro com Deus, sob a carinhosa presença de Nossa Senhora, conhecida neste lugar sagrado como a “Mãe do Rocio”.

Santuário do Rocio e Praça da Fé / Foto: reprodução

Pascom Santuário Estadual do Rocio

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *