Saúde: Vacina contra Meningite só será encontrada no Posto de Saúde da Av. Gabriel de Lara em Paranaguá

PARANAGUÁ

A vacina é indicada para imunização de crianças com idade entre 3 meses e 1 ano de idade. Adultos que não foram protegidos na infância também precisam tomar. / Foto de Hyttalo Souza

Em Paranaguá a vacina contra a Meningite estará sendo aplicada somente no Posto de Saúde localizado na Av. Gabriel de Lara das 08h às 17h.

A decisão ocorre por conta do baixo número de repasse de doses por parte do Ministério da Saúde, via Secretaria de Estado.

Nesta semana o Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela imunização da população de Paranaguá, recebeu apenas 120 doses.

A vacina é indicada para imunização de crianças com idade entre 3 meses e 1 ano de idade. Adultos que não foram protegidos na infância também precisam tomar.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (SESA), o número não é possível para suprir a demanda de toda a cidade. No ano passado, o Paraná teve 1.601 casos de meningite dos mais variados tipos, com 108 mortes.

Estes são dados preliminares, como os deste ano, quando ocorreram 144 casos com 14 mortes. 

A meningite é geralmente causada por uma infecção viral, mas também pode ter origem bacteriana ou fúngica.

Além, ainda, por outros microorganismos, como parasitas, ou até por complicações de outras doenças, entre elas o sarampo e a pneumonia.

Daí a grande importância de todas as pessoas estarem com as vacinas em dia, para estarem imunizadas contra meningite de forma direta e indireta.

As vacinas podem prevenir algumas formas de meningite.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *