Cavalgada da Fé e Procissão Ciclística movimentaram neste domingo as homenagens a Nossa Senhora do Rocio em Paranaguá

SANTUÁRIO

Iniciou neste último sábado (03/11), a Festa em louvor a Nossa Senhora do Rocio, Rainha e Padroeira do Estado do Paraná, o maior evento da região Sul do Brasil está comemorando este ano seu 205º aniversário. No ano passado (2017), mais que 500 mil pessoas participaram da festa, e para este ano são esperadas aproximadamente 1 milhão de fiéis durante todos os dias das comemorações a Padroeira do Estado.

Neste último domingo, aconteceu na Fazenda Mandaguari, onde a equipe da Rádio Difusora esteve acompanhando a 5ª Procissão Cavalgada, que iniciou em torno das nove horas da manhã saindo da fazenda que fica localizada nas colônias e seguiu até ao Santuário da Nossa Senhora do Rocio. Ao chegar no Santuário, os cavaleiros receberam a benção de Nossa Senhora do Rocio.

Por esta razão conversamos com o Patrão Souza do CTG Estância Serrana que nos conta como foi esta 5ª Procissão Cavalgada.

“Saímos as 9hrs, foi um trajeto tranquilo e sem problemas, e claro, tudo ocorreu bem porque somos protegidos por Nossa Senhora do Rocio. Toda a minha família é católica e moramos em uma comunidade que compartilha da mesma religião.” Destacou Patrão Souza.

Foto: Santuário do Rocio / Rádio Difusora Mais FM.

A cada ano que passa, a Procissão Cavalgada aumenta, juntado mais e mais fiéis. Segundo Souza, a primeira procissão contou com a presença de meia dúzia de cavaleiros e hoje já conta com aproximadamente 100 cavalheiros e ainda enfatiza: “Irá aumentar, pois é uma festa religiosa, onde o grande privilégio que temos é as bênçãos da nossa Mãe do Rocio.”

Nesta oportunidade, conversamos também com o Irmão Jorge Tarachuque, uma vez que o mesmo, juntamente com o Seminarista Diego fizeram a recepção dos cavaleiros que participaram de mais uma Procissão Cavalgada.

“É uma grande alegria perceber a forte devoção do nosso povo, aqui no Santuário de Estadual Nossa Senhora do Rocio. Um povo muito querido, uma comunidade acolhedora, onde na mesma possuo alguns parentes. Com a participação destas pessoas de fé conseguimos perceber o tamanho do amor pela nossa querida Mãe, afinal ela merece todo o nosso amor e carinho, e com isto, as famílias receberam uma chuva de bênçãos em graças.” Destacou o Irmão Jorge Tarachuque.

Foto: Santuário do Rocio / Rádio Difusora Mais FM.

Neste mesmo dia, aconteceu a 7ª Procissão Ciclística em Honra a Nossa Senhora do Rocio, que recebeu muitos devotos. A procissão teve início em frente da Rádio Difusora Mais FM e partiu em direção ao Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio. Ao chegar no Santuário de Nossa Senhora do Rocio, o Reitor do Santuário Padre Joaquim Parron e o Padre Sérgio Campos estiveram recepcionando os fiéis que participaram desta procissão, assim como, os mesmos receberam as bênçãos da Mãe do Rocio.

Por esta razão, conversamos com o Pe. Joaquim Parron, que conversou com nossa equipe a respeito dessas duas procissões que antecedem a grande e tradicional procissão de Nossa Senhora do Rocio.

“Foram momentos maravilhosos, neste último domingo (04), foi nosso segundo dia de festa, muitas pessoas estão vindo aqui no Rocio para visitar o Santuário com muito amor e carinho a nossa querida mãe. Nesta segunda-feira (05), teremos no período da noite missa com o Pe. Sérgio Campos, uma missa muito especial, às 19hrs. Amanhã, terça-feira (06/11), começaremos as missas-novenas de Nossa Senhora do Rocio, com a primeira no horário das 06h da manhã, novena dos peregrinos, às 09hrs da manhã a missa dos estudantes, às 15hrs com o povo de modo geral, e às 19h, sendo rezada por um bispo ou arcebispo do Paraná.” Destacou Pe. Parron.

Procissão Ciclística – 2018 / Rádio Difusora Mais FM 104.7.

Segundo o Reitor do Santuário, afirmou que pela primeira vez, os quatro arcebispos presentes no paraná irão estar presentes na Festa de Nossa Senhora do rocio, assim como teremos a presença do Bispo da Diocese de Paranaguá, Dom Edmar Peron.

Conversamos também com o Pe. Sérgio Campos que está visitando o Santuário, durante esses tempos de festa e que recepcionou os fiéis da procissão ciclística.

“É uma alegria retornar a Paranaguá, estar aqui e recepcionar essa procissão que criamos a sete anos atrás e a cada ano essa procissão vai entrando no coração da gente e vai se tornar uma tradição. Paranaguá é uma cidade movida também por bicicletas, por isso a benção ciclística é algo extraordinário que o Santuário proporciona uma vez por ano.”

Segundo o Pe. Sérgio, a procissão ciclística é a procissão da família, pois todos usam bicicleta, e é uma forma de pedir para que Deus proteja os ciclistas, essas famílias, assim como, é uma forma de criar consciência de que é uma forma de não poluir o meio ambiente.

Procissão Ciclística – 2018 / Rádio Difusora Mais FM 104.7.
Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *