Consulta Pública decidirá sobre a possível criação do Parque Estadual da Ilha das Cobras

Os pescadores souberam da iniciativa através de uma carta que chegou do IAPE.

A comunidade pesqueira está preocupada com a consulta pública que será realizada da Paranaguá Previdência sobre a possível criação de um parque estadual na Ilha das Peças. Os pescadores dizem que isso prejudicará a eles, pelo fato de ser criado o parque, onde os mesmos em dias de tempestades e mar agitado não poderão refugiar-se na ilha como de costume. Em busca de uma forma de criar algo que beneficie os dois lados, a população pesqueira gostaria que fosse criado uma escola profissionalizante para as suas famílias.

Recebemos em nossos estúdios o Edemir Manoel Ferreira, Presidente da Colônia Z1 de Pescadores de Paranaguá e Presidente da Federação dos Pescadores e nossa conversa foi a respeito que haverá uma consulta pública marcada para o dia 19 de julho sobre a criação do Parque Estadual da Ilha das Cobras.

Segundo Edemir, os pescadores não concordam com a atitude de criar um parque estadual ao qual os mesmo não foram avisados. “Quanto mais parques são criados, menos nós pescadores poderemos pescar e não poderemos nem encostar. A Ilha das Cobras, para nós é importante como refúgio para nós pescadores nos dias em que o mar está muito bravo ou que começa uma tempestade e uma vez sendo parque, não poderemos encostar.” Afirma Ademir Ferreira.

Os pescadores gostariam que fosse feito, ao invés de um parque que prejudicaria a comunidade pesqueira, uma escola profissionalizante para ao pescadores e sua família, pois assim, as pessoas poderão aproveitar e estar fazendo atividades culturais ao invés dos mesmos ficarem sem ao menos poder parar na ilha.

“Gostaríamos que fosse criado algum projeto para os pescadores do Litoral, por isso faço um convite a população para comparecerem à consulta pública.” Destaca o Presidente da Colônia Z1 de Pescadores de Paranaguá.

A consulta pública acontecerá na Paranaguá Previdência que fica localizada na Av. Gabriel de Lara.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *