63 anos de rádio, Amilton Aquim fala de sua trajetória “A Difusora faz parte da minha família.”

Um trabalho feito com amor pelo rádio, pela comunicação e pelo ouvinte que dura 63 anos de muita experiência e muita história para contar.

Claudio Rodrigues, Amilton Aquim e Larry Cesar nos estúdios da rádio Difusora Mais FM 104.7.

Amilton Aquim, conta com simplicidade e ousadia, sua trajetória como um dos pioneiros na radiodifusão no Estado do Paraná. Um trabalho que dura desde 1955, anos de muito amor e carinho pela comunicação e acompanhou todo o processo de modernização da Rádio Difusora Mais e que hoje se despede do programa Sala de Visitas, mas pretende voltar a suas atividades logo que possível, porque como o mesmo disse: “A rádio faz parte da minha família.”.

Recebemos em nossos estúdios o Sr. Amilton Aquim que já está a muitos anos trabalhando no ramo da comunicação, pois entrou em 1955 no dia 25 de março, quando a Rádio Difusora Mais ainda não era católica e mostrou ao parnanguara um novo jeito de fazer rádio.

“A emissora começou a ser católica por causa do Mário Micoksz, ao qual tenho um carinho enorme e fui até padrinho do seu casamento e o tenho como irmão.” Afirma Amilton Aquim.

Além de terem iniciado com um novo projeto na rádio, acompanharam também a todas as mudanças que nelas ocorreram, principalmente em relação aos equipamentos que conforme os avanços dos anos, foram mudando e tornando-se melhores, então, com o aumento no ramo tecnológico surgiu, anos mais tarde, a televisão que inclusive, levou a muitas pessoas pensarem que a era do rádio iria acabar.

“Ao surgir a televisão falaram que o rádio iria acabar, porém aconteceu o contrário, o rádio manteve a mesma audiência porque o mesmo é companheiro de todas as horas, eu por exemplo, sou muito mais ‘vidrado’ ao rádio do que a televisão. Quando chego em minha casa, a primeira coisa que faço é ligar o rádio, inclusive na hora de dormir. Coloco o fone de ouvido para não atrapalhar minha esposa e escuto as rádios do país.” Destaca o radialista.

Claudio Rodrigues, Mário Micoksz, Cesar, Amilton Aquim e Larry Cesar nos estúdios da Rádio Difusora Mais FM 104.7.

Amilton enfatiza o seu amor pelo rádio, explica que em sua época o radialista trabalhava com dois toca discos, era assim que funcionava o rádio e diz que sente saudades desse tempo mas, ao mesmo tempo que sente saudades, demonstra felicidade por ver que agora, a Rádio Difusora Mais FM alcança todas as cidades do litoral e mais 25 cidades.

“Agora os ouvintes sintonizam na Difusora, antes quando AM, não pegava em Morretes e nem em Antonina e hoje a rádio alcança em Curitiba, litoral catarinense e litoral paulista. Sinto saudades da rádio de antigamente, sinto sim, mas fico ao mesmo tempo feliz, porque tudo mudou para a melhor.” Enfatiza Amilton Aquim.

Sr. Amilton, além de radialista, afirma que fazia comentário esportivo, operava mesa de som e toda a sua operação que acontecia manualmente. Ao fazer todo esse processo de migração da rádio de AM para FM, ocorreram muitas mudanças tecnológicas no nosso sistema, que fizeram com que a rádio melhorasse ainda mais e mesmo assim, na época do Sr. Amilton, por mais que a aparelhagem, olhando com os olhos de hoje, simples e antiga, era uma das melhores aparelhagens da época. Segundo o radialista, quando a rádio completou 50 anos, o mesmo fez um registro da história da rádio que está hoje, guardado nos anais da empresa.

“A Difusora é o complemento do meu lar, por tudo o que eu fiz aqui. Tenho uma gratidão por essa rádio, imensa, pelos diretores que já passaram por aqui, todos os colaboradores, são pessoas que eu construí uma amizade, que mesmo fora do horário de trabalho ficávamos na emissora e tínhamos uma mesa de pebolim, onde ficávamos jogando quando não estávamos no trabalho, conversando e brincando, todos juntos, era eu, Celso Chichorro, Antônio Pioli, José Lucio do Rosário, o próprio Ludovico e nos divertíamos muito.”

Mario Micoksz já foi diretor da Difusora entre os anos de 1985 a 2004 e segundo o Sr. Amilton Aquim, fez seu trabalho com excelência. Hoje Mário está aposentado mas ainda comanda o Jornal da Manhã com Larry Cesar e Marcio Guimarães. “Inclusive o Larry Cesar é cria do nosso tempo e também o Mauro Júnior que eu o coloquei no ramo esportivo e hoje é um dos nossos melhores comunicadores.” Indaga o radialista com felicidade.

“Qualquer hora que a Difusora quiser que eu faça uma participação, eu venho com todo o prazer e carinho no coração e gostaria de fazer um rápido aviso, como todos sabem eu tenho um carinho enorme pelos meus ouvintes, eu aprendi a admirar e respeitar o meu ouvinte e gostaria de avisar que o programa ‘Sala de Visitas’ não irá mais ao ar a partir do domingo, pois ocorreram alguns problemas e gostaria de estar comunicando aos meus ouvintes, que a partir de domingo, vou reforçar o aviso, não terá mais o programa ‘Sala de Visitas’ que, por enquanto não vai ao ar e estamos trabalhando para que o programa volte o mais rápido possível, com um novo patrocínio, um novo jeito e se Deus quiser, vamos conseguir e agradeço a audiência do público e a confiança do ouvinte.” Salienta Amilton que terminou agradecendo a toda equipe da Rádio Difusora Mais FM, pelo carinho que sempre recebeu aqui na emissora.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *