Saiba como cuidar da sua pele nesses dias frios de inverno

Você sabia que o câncer de pele é mais comum do que se imagina? Isso acontece por falta de cuidado com a pele durante os anos.

Todos os dias estamos expostos a diversos fatores e condições que prejudicam a nossa pele, mas você sabia que umas das causas mais comuns de doenças de pele é o câncer? Isso por falta de cuidado durante a vida? Sabia também, que a caspa aumenta nas estações mais frias em razão da falta da hidratação do couro cabeludo e que no inverno devemos hidratar nossa pele do rosto e corpo porque ela fica muito ressecada em razão dos dias frios? É sobre esses assuntos que tratamos hoje e você saberá como se cuidar melhor para evitar esses problemas.

Claudio Rodrigues, Dr. Charles Name De Dominicis Médico Dermatologista e Larry Cesar nos estúdios da Rádio Difusora Mais FM 104.7.

Recebemos em nossos estúdios o Dr. Charles Name De Dominicis Médico Dermatologista, que nos deu dicas sobre os cuidados diários que devemos ter com a nossa pele, uma vez que no inverno a mesma, principalmente a do rosto, resseca e alguns cuidados especiais precisam ser tomados.

Conforme vai chegando o inverno, alguns problemas com a pele vão aparecendo, algumas dermatoses e por isso alguns cuidados são necessários: “O que recomendamos é uma boa hidratação, principalmente em crianças que tem dermatite atópica ou uma atopia de base, ou seja, é uma pele seca que resseca mais do que em outras pessoas.” Afirma o Dr. Charles.

Pele ressecada. / Foto: reprodução internet.

Segundo o Médico, após o banho, as pessoas com esses problemas devem, depois de 3 a 5 minutos, hidratar a pele com um bom hidratante recomendado pelo seu dermatologista. Esse procedimento vai ajudar na hora que você for passar sua pomada indicada na pele, pois a absorção será maior e melhor.

É muito importante relembrar que o nosso couro cabeludo também precisa de sua hidratação. Existe um problema chamado: caspa seborreica e com a chegada do inverno, o número de caspas presentes em nosso cabelo aumenta e o que provoca a caspa? O Dr. Charles responde:

“A caspa acontece quando ocorre uma desregulação na gordura do sebo do coro cabeludo e com isso, aumenta a produção celular da pele criando-se a caspa e no inverno aumenta mais, por essa desregulação no couro cabeludo e muitas vezes, as mulheres principalmente, acabam demorando para lavar o couro ou dormem com ele úmido. É importante lembrar que ao lavar o couro cabeludo não deve ser lavado tão tarde da noite, pois o mesmo irá ficar úmido gerando mais caspa.” Destaca.

Foto: reprodução internet.

Cuidados com a Pele

Hoje em dia, percebemos que foram abertas diversas clinicas, onde são utilizados diversos tipos de tratamento e muitos profissionais estão investindo nesse ramo de estética, esses produtos usados como tratamento para a nossa pele devem ser utilizados somente por profissionais e segundo o Dr. Charles Name, o profissional deve ser habilitado e para você saber identificar se o mesmo é ou não, basta perguntar para o mesmo se fez residência em dermatologia (médico formado e após formação se especializa em dermatologia) e possui o RQE (Registro de Qualificação de Especialista) e estará vinculado ao CRM (Conselho Regional de Medina) com esse registro, o profissional está habilitado para cuidar da sua pele.

“Quando vamos fazer um tratamento estético ou algum tratamento que envolva hidratar a pele, como peeling químico, que renova as células da pele, ou seja, ela irá descamar e terá uma renovação celular, terá uma pele mais bonita, mais nova, e claro que antes de aplicar qualquer procedimento em sua pele, o profissional deve fazer uma entrevista para saber o histórico daquele paciente, para saber se o mesmo possui alergia ou doença que impossibilite o tratamento.” Enfatiza o médico.

Foto: reprodução internet.

E com relação a acne? Primeiramente a acne surge por uma mudança hormonal e toda essa alteração, crescimento de pelos no corpo, alteração da voz, nos mostra que esses hormônios estão aflorando. Se durante esse processo você tiver um excesso hormonal, ocorre um aumento na nossa glândula sebácea, estimulada por esse hormônio, e faz o ambiente perfeito, na pele, para a acne aparecer, pois inflama a mesma.

Com relação ao sol, devemos também ter cuidados com a nossa pele constantemente, principalmente pela poluição existente no ar e com a destruição da camada de ozônio, faz com que os raios solares estejam cada vez mais entrando em contato com a nossa pele diretamente: “Existem três tipos de radiação ultra-violeta, a tipo A, B e C, a tipo C não chega em nossa pele, fica retida na camada de cima da atmosfera, porém as mais perigosas que são a A e B estão constantemente presentes em nosso dia a dia. Aquela radiação responsável pelo envelhecimento da sua pele é a tipo A, enquanto a tipo B ela fica mais parada na pele, por ser uma radiação mais lenta e está relacionada transformações nas tuas células da pele e fazendo essas alterações perigosas, pode causar doenças, como o câncer de pele.” Disse o Dr. Charles Name.

Fique atento aos sinais de câncer de pele que estão designados na imagem. / Foto: reprodução internet.

O câncer de pele é uma das doenças mais comuns no mundo e isso não é nada bom, por isso devemos nos cuidar, passar o filtro solar pelo menos três vezes ao dia, por exemplo, às 08h (manhã), às 15h (tarde) e às 18h (fim de tarde) e com a proteção solar adequada, de fatores acima de 30. Para aqueles que tem problemas com acne, é recomendado usar aqueles protetores livres de óleos e é importante ressaltar que para cada idade há um tipo de proteção solar diferente, para cada problema de pele também existe um tipo de protetor.

Por isso é importante a sua visita a um dermatologista, que acompanhe a sua pele para que o profissional possa receitar o produto especifico para você. É necessário lembrar que o efeito do sol não é efetivo, não ocorre na hora, ele é acumulativo então mais tarde é que irão aparecer os efeitos negativos provocados pela exposição inapropriada ao sol.

Para mais informações sobre como cuidar de todos esses problemas é só ligar para o Dr. Charles Name De Dominicis Médico Dermatologista pelo telefone: 3423-3164.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *