Conselho da Pessoa com Deficiência será criado em Paranaguá

Além do Conselho da Pessoa com Deficiência, foi anunciado a criação do Conselho Municipal de Diversidade Racial.

Mais uma iniciativa marca o rumo da cidade de Paranaguá, desta vez foi realizado um evento para então criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social com o objetivo de conscientizar a população, governo municipal sobre a importância desde conselho que tem como objetivo, lutar pelos direitos da pessoa com deficiência.

A equipe de reportagem da Rádio Difusora este na manhã desta terça-feira (10) na Secretaria de Assistência Social, acompanhando uma série de palestras para a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Por esta razão, conversamos com o Secretário Dr. Levi de Andrade que nos explicou quais serão os primeiros passos para a criação deste conselho aqui em Paranaguá. Segundo o secretário, foram ministradas duas palestras para conscientizar a população e o governo municipal da importância da criação deste conselho.

“Muitas vezes é pensado na acessibilidade da pessoa com deficiência nos estabelecimentos públicos, que é muito importante, mas também se faz com a mesma importância a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, pois são os profissionais que trabalharão neste conselho que irão atrás dos direitos para estes cidadãos.” Destaca Dr. Levi de Andrade.

Portanto, está sendo um passo muito grande para o Município, que ainda não possui essa secretaria. Este projeto, conta com a colaboração do Governo do Estado, através da Secretaria da Família de do Desenvolvimento Social, uma vez que o mesmo é um parceiro nas políticas de assistência social.

“Dentro de alguns dias, esperamos que o Conselho Municipal já esteja funcionando e temos mais uma novidade, o Conselho Municipal de Diversidade Racial, que ainda não possuímos em nosso município e será criado ainda este ano.” Disse o Secretário, que afirmou que o Conselho Municipal da Mulher que está desativado, voltará com suas atividades até o final deste ano.

Conversamos também com a Ruth onde nesta oportunidade nos disse que é um marco para a cidade de Paranaguá, porque essas construções do controle social são extremamente importantes para avançar na garantia de direitos.

“As pessoas precisam avançar na busca do seu acesso às políticas públicas e hoje temos esse evento, merecedor dos melhores aplausos e todos estão de parabéns pelo excelente trabalho. Isso traz muitos avanços, para muitos pode parecer simples, mas para as pessoas que possuem alguma deficiência é uma grande conquista, portanto para nós é um motivo de alegria, um conselho como esse sendo criado em Paranaguá.” Destaca.

 

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *