Governadora assina ordem de serviço para inicio das obras do Cais Oeste em Paranaguá

Enquanto muitas cidades portuárias estão com prejuízos, o Porto de Paranaguá está em alta com suas exportações e cresce a cada dia que passa.

Governadora assina ordem de serviço. / Foto: Claudio Rodrigues. / Rádio Difusora Mais FM 104.7

A Governadora do Estado, Cida Borghetti esteve na cidade de Paranaguá, acompanhada do Deputado Estadual Tião Medeiros, Sr. Alcides Cavalca Secretário da empresa Moinho Iguaçu, o Diretor da APPA Lourenço Fregonese e o Prefeito de Paranaguá Marcelo Roque, na cobertura do evento onde foi assinada a ordem de serviço, para dar início às obras do Cais 201 (Cais Oeste) do Porto de Paranaguá, próximo ao Santuário do Rocio, que é um importante avanço para aumentar as exportações portuárias.

Projeto da obra do Cais Oeste, no Porto de Paranaguá (APPA).

A reportagem da Rádio Difusora Mais esteve acompanhando na tarde desta última quarta-feira (04), a assinatura da ordem de serviço para a construção do berço 201 do Cais Oeste no Porto de Paranaguá. Por esta razão, conversamos com o Sr. Alcides Cavalca, Secretário da empresa Moinho Iguaçu e nos fala sobre a importância deste investimento para o Porto de Paranaguá.

Alcides Cavalca, Secretário da empresa Moinho Iguaçu. / Foto: Claudio Rpdrigues. / Rádio Difusora Mais FM 104.7.

A Moinho Iguaçu é uma empresa que compra boa parte da soja dos agricultores do Paraná e agora tendo o seu próprio terminal, fica muito mais cômodo e agiliza no processo de exportação: “Agora teremos um cronograma certinho dos horário em que o produto será embarcando, não subcarregaremos mais o terminal leste. Este será o maior benefício deste grande e mais novo armazém.” Destaca Alcides Cavalca.

Diretor Presidente da APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) Lourenço Fregonese. / Foto: Claudio Rodrigues. / Rádio Difusora Mais FM 104.7.

Segundo o Diretor Presidente da APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) Lourenço Fregonese, é uma obra esperada a 28 anos e triplicará a movimentação no Cais 201 (Cais Oeste) e o repotenciamento do 202 (Cais Leste), uma vez que o Cais do lado leste já está em operação sobrecarrecada. “As obras começarão dentro de 30 dias e demorará de 18 à 24 meses para ficar pronta. Essa obra gerará diversos empregos dentro da cidade de Paranaguá e todo o dinheiro que foi investido, veio do próprio Porto.” Enfatiza o Diretor da APPA.

Prefeito da Cidade de Paranaguá, Marcelo Roque. / Foto: Claudio Rodrigues. / Rádio Difusora Mais FM 104.7.

O Prefeito da Cidade de Paranaguá Marcelo Roque também esteve presente ontem (04), e destacou a importância deste investimento não só para o porto de Paranaguá, mas também para a Cidade de Paranaguá.

“É uma obra importante para o município e para o APPA, pois gera cada vez mais empregos para o povo parnanguara.”

Segundo Marcelo Roque, a visita da Governadora do Estado Cida Borghetti o deixa feliz e espera a sua presença, no próximo mês, onde iniciará a revitalização da Av. Bento Rocha e a construção do Viaduto na Av. Ayrton Senna.

Governadora do Estado do Paraná, Cida Borghetti. / Foto: Claudio Rodrigues. / Rádio Difusora Mais FM 104.7.

Segundo a Governadora Cida Borghetti é o grande sonho da Cidade Mãe do Paraná, um grande investimento que triplicará o número de embarque de exportações e possibilitando novos empregos: “Hoje o Porto de Paranaguá é um dos mais respeitados portos do mundo, e agora bate recordes em exportação, parabenizo o Diretor Lourenço Fregonese pelo excelente trabalho que está sendo realizado em nosso porto.” Destaca a Governadora.

Conversamos nesta oportunidade com o Deputado Estadual Tião Medeiros (PTB), que esteve em Paranaguá acompanhando a comitiva da Governadora do Estado e nos falou sobre a importância deste investimento que segundo o Deputado, o mesmo já participou de vários projetos no Porto de Paranaguá e relata que o Porto vive um novo momento, que é um marco importante para a cidade e para a própria APPA.

Para o Secretário de Infraestrutura e Logística, Aberlardo Lupion, lembrou que as obras de ampliação e melhorias do Cais Oeste do Porto de Paranaguá, respondem a um desejo antigo da comunidade portuária. “Desde 1990 já foram elaboradas três versões do projeto”. Explicou.

As mudanças trarão mais agilidades nas operações do porto e a possibilidade de atracação de navios maiores e mais pesados, de até 80 mil toneladas de porte bruto. (TPB). Com a ampliação do Cais Oeste a movimentação de cargas será maior, descongestionando o setor leste e abrindo novas alternativas de escoamento para o agronegócio do Estado do Paraná.

Foto: Claudio Rodrigues. / Rádio Difusora Mais FM 104.7
Foto: Claudio Rodrigues. / Rádio Difusora Mais FM 104.7
Foto: Claudio Rodrigues. / Rádio Difusora Mais FM 104.7
Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *