Estão abertas as inscrições para o Festival Brasileiro de Pesca Esportiva e Náutica em Guaratuba

O evento irá acontecer nos dia 28, 29 e 30 de junho no Iate Clube de Guaratuba, com pescadores em busca do maior Robalo da baía de Guaratuba, no litoral paranaense.

Foto: Prefeitura Municipal de Guaratuba.

Existem na baía duas espécies de Robalos: o Peva e o Flexa, e a expectativa para 2018, ano que o tradicional campeonato Sul Brasileiro de Pesca, que está em sua 14ª edição, se torna Festival Brasileiro de Pesca Esportiva e Náutica. O evento reunirá mais de 400 pescadores para as atividades competitivas e em torno de 1.000 pessoas para todas as atividades paralelas.

“A ideia de transformar o Sul Brasileiro de Pesca em um grande festival é agregar mais atividades à parte competitiva do evento e atender outros públicos. Vamos ter atividades culturais e socioambientais envolvendo as escolas e a comunidade local, uma expo para ativação das marcas patrocinadoras e um torneio de arremesso que complementam a programação.”. Destaca Giselle Furtado, da Loba do Mar, organizadora do festival.

Além disso, o festival inova e apresenta o 1° Fórum Náutico e Pesca com provas de habilitação náutica aplicadas pela Capitania dos Portos da Marinha do Brasil, palestras sobre náutica, pesca, meio ambiente, esportes aquáticos, regulamentação e workshops com nomes consagrados no meio da pesca esportiva.

Foto: Prefeitura Municipal de Guaratuba.

O fórum é uma iniciativa conjunta da ADETUR (Agência de desenvolvimento do turismo sustentável do litoral do Paraná) e da AMLIPA (Associação dos Municípios do Litoral do Paraná), associações de pesca e náutica, associações de marinas, a Paraná Turismo, SEBRAE Paraná, Fecomércio Paraná e outras entidades que atuam com a economia náutica.

O torneio de pesca, que será no sábado (30), conta com duas categorias: Isca Artificial e Isca Livre. Na categoria Isca Artificial as embarcações, com no máximo três pessoas, pescam apenas o Robalo , no sistema pesque e solte. Nessa modalidade, os peixes capturados devem ter condições de retorno saudável à água sem marcas de pré-captura. Já na categoria Isca Livre estão liberadas a pesca de qualquer espécie que não tenha a pesca restringida pela legislação do IBAMA. Para mais informações sobre as provas, consulte o regulamento do torneio em http://www.lobadomar.com.br/sulbrasileiro/assets/files/Regulamento.pdf .

Além dos troféus, medalhas e dos brindes dos patrocinadores para os melhores colocados em cada uma das categorias (Isca Artificial e Isca Livre), esse ano a maior novidade fica por conta do sorteio de um carro 0Km entre os participantes das provas.

Foto: Prefeitura Municipal de Guaratuba.

Programação do Festival Brasileiro de Pesca Esportiva e Náutica

 

Quinta-feira, 28 de junho

  • Provas de habilitação náutica (motonauta, arrais e mestre amador)
  • Passeio de barco com aula de educação ambiental às crianças vencedoras do concurso cultural sobre a importância da baia de Guaratuba.

 

Sexta-feira, 29 de junho

  • 1º Fórum Náutico e Pesca e workshops de pesca
  • Abertura da Expo
  • Entrega dos kits dos atletas
  • Torneio de Arremesso

 

Sábado, dia 30 de junho

  • Largada da Categoria Isca Artificial e Categoria Isca Livre
  • Ação de limpeza da baia de Guaratuba
  • Cerimônia de premiação e sorteio do carro 0Km

 

Apoio: Prefeitura Municipal de Guaratuba e Iate Clube de Guaratuba.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *