2ª fase do Campeonato Paranaense de Karatê acontece em Paranaguá

Recebemos em nossos estúdios o Miguel da Veiga Neto, faixa preta de Karatê, ele que faz parte da equipe do Sensei Adalton, vem nos falar sobre o 46º Campeonato Paranaense de Karatê.

“Convido a todos para prestigiarem o Karatê parnanguara que vem se destacando cada vez mais no Brasil e internacionalmente. Já fazem, aproximadamente, 13 anos que eu treino Karatê e oito anos competindo e estamos nessa caminhada.” Afirma Miguel.

Hoje o Miguel já te muitos títulos como faixa preta e hoje ele dá apoio ao Sensei, dividem as turmas em grupos, ou quando o Sensei não pode ir quem toca a turma é o Miguel.

Larry Cesar e Miguel Neto nos estúdios da Rádio Difusora Mais FM.

“Aqui e Paranaguá temos excelentes atletas e cada vez mais eles estão se destacando, inclusive temos um atleta de Matinhos que irá para as Olimpíadas. A Segunda Fase do Campeonato Paranaense de Karatê, a Região Sul, aqui em Paranaguá, serão no dia 26 de maio, sábado às 20h no Ginásio Joaquim Tramujas, a entrada será franca para aqueles que quiserem comparecer.” Destaca Miguel Neto.

O Karatê é um esporte que exige muita disciplina e é algo muito cobrado pelos Sensei. Miguel afirma que o foco e o caráter são duas coisas muito importantes no esporte e que inclusive, seu instrutor tem uma frase muito famosa entre eles, que o mesmo diz o seguinte: “A disciplina é o ponto para o sucesso”. Segundo o esportista, quem pratica o esporte deve sempre manter a serenidade, ser uma pessoa justa, sincera e honesta dentro e fora do tatame.

Pelo fato do Karatê ser uma arte marcial, alguns golpes aprendidos durante os treinos podem ser letais, sendo assim, Miguel destaca:

“O Karatê ele se destaca pela movimentação e mobilidade do atleta, afinal lema do karatê é que você só precisa de um golpe e ai o atleta vai à busca do golpe mais letal. Esse tipo de esporte, possui duas categorias que é o Kata que é a exibição, movimentos plásticos e o Kumite que é a luta propriamente dita.” Disse Miguel Neto.

Larry Cesar Miguel Neto e Claudio Rodrigues nos estúdios da Rádio Difusora Mais FM.

Segundo Miguel, até os 10 anos o atleta só pode praticar a modalidade do Kata, e após os 10 anos o atleta pode começar a lutar. A modalidade que leva o atleta as olimpíadas é a sub-21 e a Sênior. A palavra Karatê é de origem japonesa, e significa “mãos vazias”. Miguel enfatiza que o Karatê surgiu no século XVIII em Okinawa, Sul do Japão. Em Paranaguá possui três academias de Karate e o que diferencia as técnicas são as bases de como eles aprenderam as técnicas.

Lembrando que a Segunda Fase do Campeonato Paranaense de Karatê, a Região Sul, aqui em Paranaguá, serão no dia 26 de maio, sábado às 20h no Ginásio Joaquim Tramujas, a entrada será gratuita.

 

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *