Semana Cultural da Ilha da Cotinga começa no dia 17 de abril

A reportagem da Rádio Difusora Mais, acompanhou mais uma seção na Câmara Municipal de Paranaguá, na noite desta quinta-feira (12), que nesta oportunidade Juliana Kiruchu que é da Aldeia Indígena da Ilha da Cotinga, da tribo Guarani da aldeia Pindoty, fez o uso da tribuna na Câmara dos Vereadores, explicando a realidade dos índios do litoral, pois dia 19 teremos a comemoração do Dia do Índio e nos dias 17 e 18 de abril acontecerão alguns eventos na Ilha da Cotinga.

“Na semana do dia 17 de abril, dentro da nossa comunidade, será realizado a semana cultural que acontecerá de segunda a sexta. Neste mesmo dia falaremos sobre os assuntos que estão sendo tratados dentro da comunidade e será discutido entre as lideranças Guaranis, que estarão vindo para esse encontro.” Afirma Juliana.

A partir do dia 18 de abril, todos os eventos serão abertos para as comunidades em geral, o barco estará disponível às 10h para estar conduzindo as pessoas até a ilha. Durante a semana de comemoração haverá feira de artesanato, oficinas de pintura corporal, teremos também, a presença do coral da comunidade, com os cânticos e as danças.

“Haverá durante o evento uma palestra sobre “A História da Comunidade da Ilha da Cotinga” e será discutido a simbologia, a importância do Dia do Índio. Esses eventos serão abertos ao público em geral e isso é necessário para mostrar que nós temos a nossa cultura, as nossas comidas, a nossa língua, os nossos cânticos, as nossas danças.” Destaca Juliana.

Estarão presentes neste evento, lideranças de outras aldeias indígenas do litoral e foram convidados também as lideranças do Rio Grande do Sul, São Paulo. Moram na Ilha da Cotinga aproximadamente 58 índios que tiram sua renda através do artesanato.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *