Formatura de Bombeiros Mirins em Guaratuba.

A fração do Corpo de Bombeiros do município de Guaratuba realizou ontem (10) uma solenidade especial para a formatura dos Bombeiros Mirins da cidade. Na semana de comemoração dos 105 anos da corporação e do dia das crianças, a cerimônia teve um clima de disciplina e diversão.

O bombeiro mirim em Guaratuba foi uma idealização do Capitão Eziquel Siqueira, comandante do 3º Subgrupamento de Bombeiros e sua equipe, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Guaratuba.

Estaturma – primeira do município – começou as atividades no começo do mês de abril com 33 alunos, sendo que 23 pequenos guerreiros persistiram até a data da formatura. As crianças foram selecionadas inicialmente pela Secretaria de Educação, dentre aquelas que as diretoras das escolas da rede municipal sentiram a necessidade de um apoio maior quanto a noções de disciplina e cidadania. Então, os Bombeiros Mirins foram divididos em duas turmas de encontros semanais, uma às terça-feiras e outra às quinta-feiras, quando chegavam sempre com muita energia para as aulas no período da tarde.

Durante o período de instrução, houve capacitação de prevenção e combate a incêndio, primeiros socorros, orientação com bússola, ordem unida militar, cântico de canções de hinos e lições de cidadania. O transporte e o lanche foram fornecidos pela Secretaria de Educação, enquanto os professores e a estrutura ficaram sob a responsabilidade do Corpo de Bombeiros.

Foi exigida das crianças uma participação séria nas instruções, dando-lhes noções de hierarquia, incentivando a camaradagem, pró atividade, tomada de decisões e sentimento do dever como cidadãos inseridos na comunidade.

Todosestes valores foram observados durante o evento, quando os bombeirinhos permaneceram em forma, altivamente, durante as explicações e falas das autoridades. Eles receberam seus certificados com muita alegria e também entregaram agradecimentos a autoridades, professores e instrutores militares. Fizeram-se presentes na oportunidade, a Secretária Municipal de Educação, Cátia Regina Silvano, Vereadores, além do Comandante do 8º Grupamento de Bombeiros (8ºGB), Tenente-Coronel Jair Pereira e amigos, familiares e convidados. Ao fim, as crianças fizeram uma grande festa, quando foram batizados com a água do caminhão do Corpo de Bombeiros, após lançarem seus bonés para o alto. Novas turmas de projetos sociais para crianças devem iniciar no 8ºGB no ano de 2018.

Fonte: Comunicação Social do 8º GB

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *