Festa do Divino em Guaratuba começa nesta sexta (7)

Começa nesta sexta-feira (07) e vai até o dia 16 de julho a Festa do Divino Espírito Santo e da Santíssima Trindade. A festa acontece na Praça Central da cidade, em frente a Igreja Centenária, com 10 dias de shows, binguinhos, almoços, jantar, barracas de comida e artesanato. A programação religiosa é iniciada com as novenas que acontecem todos os dias de festa, às 19h30.

A Festa do Divino Espírito Santo e Santíssima Trindade é um evento religioso, cultural e social de Guaratuba. Reconhecida como um dos maiores eventos turísticos da região, a festa mobiliza a população local que auxilia na realização da mesma quase de forma voluntária.

Para a organização da festividade, a Folia do Divino conta com um grupo de pessoas denominadas Foliões. São homens que se dedicam à preservação da cultura religiosa do Divino, indo até às casas das famílias para reafirmar a presença do Espírito Santo. Este ano, os foliões estão desde o dia 03 de maio visitando as famílias de Guaratuba.

Os registros sobre o início das comemorações do Divino Espírito Santo em Guaratuba divergem entre o período da construção da Igreja Centenária, que aconteceu entre 1768 e 1771, e o ano de 1814.

Dom Edmar Peron irá presidir a primeira celebração da festa, no sábado será a vez do reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, Padre Joaquim Parrom e no domingo será a vez do Padre Robson de Oliveira que fará a celebração no primeiro final de semana da festa.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *